itisun - faça bons negócios com energia
briefing – o mercado de energia solar fotovoltaica gera muitas oportunidades, mas precisa de organização.
a ideia deste negócio surgiu após um empreendedor deste mercado sentir dificuldades para buscar profissionais qualificados para realização de serviços de instalação e manutenção dos painéis e equipamentos de energia solar fotovoltaica nos imóveis.
“eu quero um aplicativo que o integrador possa localizar instaladores rapidamente. eu quero um tinder, um uber do mercado de energia solar.”
uma grande oportunidade: criar a marca para um aplicativo que será uma ferramenta dos profissionais.
– diagnóstico de branding
– análise da concorrência
– diagnóstico de benchmark
– diferenciação de marca
– posicionamento de marca
– plataforma de marca
– naming
– design marca
– identidade visual
– identidade verbal
diagnóstico – o foco desta etapa do projeto foi entender como estes profissionais se encontram atualmente.
as análises iniciais contemplaram o comportamento do público, que se organizou de forma improvisada em grupos de WhatsApp, Telegram e Facebook. é muita perda de tempo para conseguir alguma oportunidade de trabalho. não há nenhum site, app ou rede social que concentra estes profissionais.
então conseguimos identificar as necessidades principais destes 2 públicos:
• integrador: facilidade e segurança para contratar instaladores com experiência em sistema fotovoltaico, pois precisa cumprir prazos e entregar um serviço de qualidade aos seus clientes.
• instalador: oportunidades de serviços imediatos, pois são trabalhadores autônomos, que precisam de serviços com frequência
diagnóstico – o foco desta etapa do projeto foi entender como estes profissionais se encontram atualmente.
para que a adesão fosse rápida e facilmente percebida por estes profissionais era preciso:
01
posicionar o negócio como algo simples, fácil e feito para os profissionais do mercado de energia solar.
02
oportunidades de trabalho.
03
ser percebido como uma tecnologia exclusiva para profissionais.
estratégia – nesta etapa busca-se sintetizar a essência do negócio, a missão com o mercado e como vai ajudar o público.
• tecnologia
• aplicativo
• instalador
• integrador
• profissionalização
• praticidade
• interação
• negócios
Também foi desenvolvida uma plataforma de marca completa:
• propósito
• posicionamento
• público & insight
• valores
• personalidade
• drivers
naming – um nome sem comparação e referência, que precisa ser facilmente entendido pelos profissionais.
após aprofundarmos no mercado de energia solar, entendermos a rotina dos profissionais e suas necessidades, chegamos à uma conclusão: o nome deste aplicativo deveria ser direto. único, simples e inspirar o universo criativo da marca.
conectando as premissas à ideia central, estes guias estratégicos conduziram a criação do nome, com uma geração de alternativas de 142 opções.
após avaliações criteriosas e análises de disaster check, eliminamos diversas opções, até chegar a uma lista bem menor, com opções focadas em conexão.
considerando alguns critérios como posicionamento, identificação e possibilidades de registro, foi apresentada uma shortlist e o nome foi escolhido.
itisun: a tecnologia que conecta instaladores a integradores.
a própria grafia explica visualmente o que o app faz: conecta integradores a instaladores.
as letras i representam estes profissionais, e o t é a tecnologia, a ligação entre eles, que trabalham para conectar o sol a milhares de imóveis por todo o brasil. iti = tecnologia que conecta o integrador e o instalador + sun = sol, mercado de energia solar.
identidade visual – para uma comunicação única, desenvolvemos identidade visual e verbal.
buscamos algo simples, prático e, ao mesmo tempo, moderno, para falar com os profissionais deste mercado.
a marca precisava traduzir a personalidade:
• prática
• atenciosa
• bem relacionada
• atenada
• bem humorada
e representar a promessa: “faça bons negócios com energia”.
escolhemos as cores e usamos a letra t como grafismo, sempre buscando o instalador.
e a identidade verbal deixa a comunicação da marca ainda mais única, com tons de voz, mensagens chaves e direcionamento para os públicos da marca.
template – itisun presente no dia a dia e vida dos profissionais além do app.
a identidade também se desdobrou em materiais de divulgação e de trabalho dos profissionais: boné, uniforme, e-mail marketing e outros materiais de marketing e comunicação únicos para a marca itisun.