sambra - seu futuro
mais fácil agora.
briefing – um meio de pagamento exclusivo para o mercado de energia solar fotovoltaica.
dois mercados cresceram e se desenvolveram nos últimos anos: energia solar fotovoltaica e meios de pagamento próprios para empresas.
com esta intersecção de oportunidades nasce a ideia de uma maquininha exclusiva para pagamento de produtos e serviços do setor de energia solar. um nicho de mercado com enorme potencial.
– diagnóstico de branding
– análise da concorrência
– diagnóstico de benchmark
– diferenciação de marca
– posicionamento de marca
– plataforma de marca
– naming
– design marca
– identidade visual
– identidade verbal
diagnóstico – nesta etapa do projeto entendemos a realidade do cliente, das empresas e tendências do varejo brasileiro.
aqui identificamos que os projetos de energia solar custam muito acima da média que a maioria das pessoas estão acostumadas a pagar no cartão.
o que entendemos:
01
52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, SPC Brasil.
02
Há muitas fraudes de pagamentos on-line via link ou e-commerce.
03
Os valores das transações deste mercado são altas.
04
Os brasileiros querem instalar energia solar, mas muitos não querem pagar os juros do financiamento.
estratégia – hora de sintetizar a essência do negócio para direcionar a marca.
como esta nova marca deveria ser posicionada?
pioneirismo + especialista em brasil
• o primeiro sistema de pagamento via cartão de crédito especializado no mercado de energia solar brasileiro
• viabiliza o sistema solar para as famílias e empresas
• a marca que entende de Brasil.
posicionamento: a primeira maquininha de cartão de crédito especializada no mercado de energia solar brasileiro.
naming – o conceito criativo deveria explorar ao máximo a essência e traduzir o que deve ser esta nova marca.
após alinharmos todas as ideias e insights ao objetivo central, conduzimos a criação do nome pensando nos públicos: integradores, lojistas e clientes de todas as classes sociais.
esta marca deve ser confiável, agradável e brasileira. foram desenvolvidas 82 opções de nomes, que considerando alguns critérios como posicionamento, memorização e possibilidades de registro, apresentamos uma shortlist e o nome ideal foi escolhido.
sambra traz a fonética “SUN”, que conecta diretamente ao segmento, mas é construído com a junção das palavras “SAMBA” e “BRASIL”.
sambra é brasileiro, popular e simpático. fácil de ler e falar, consegue terum sentido amplo no contexto do mercado de energia solar fotovoltaica. por ser curto e direto, tem espírito de startup, de novidade, modernidade.
sambra: seu futuro mais fácil agora.
identidade verbal e visual – as identidades já nascem com muita inspiração e referências.
a sambra deve ser proprietária, ter uma identidade marcante, pois durante o processo de vendas do sistema de energia solar fotovoltaica, a marca terá poucas oportunidades de falar com o público final.
mensagem da marca:
• sambra é a primeira maquininha de cartão de crédito especializada no mercado de energia solar brasileiro.
• a nossa tecnologia foi desenvolvida para transações financeiras do mercado de energia solar.
• criada para facilitar seu futuro a partir do pagamento. aproveite!
template – a identidade também se desdobrou em materiais de PDV, digitais e brindes.
a sambra está presente no dia a dia dos profissionais, para que os consumidores também a conheçam.