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Colégio Brasília

aprendizado inesquecível

criado em 1972, pela professora Ayako Kuba Sakamoto, ainda em um espaço de sua casa com o nome “Criança Feliz”, na Vila Formosa, em São Paulo, começou focado apenas em ensino infantil. assim como os alunos, a escola também cresceu e, em 1987, passou a se chamar Colégio Brasília, uma homenagem ao grande feito do ex-presidente Juscelino Kubitschek. 

 

devido ao tempo de mercado, a diretoria do colégio identificou a necessidade de um redesign de marca e a criação de um selo comemorativo de 50 anos do Colégio Brasília, celebrados em 2022. 

 

no entanto, logo nas primeiras conversas, identificamos a necessidade de um trabalho mais aprofundado, que deveria ir além de apenas uma evolução da identidade visual. mesmo crescendo, o colégio ainda não estava comunicando de forma efetiva todos os seus diferenciais, além disso, tem necessidade de ampliar sua abrangência nos bairros adjacentes da zona leste, porém é pouco conhecido nestes lugares, e compete com outras marcas consolidadas. 

 

o desafio deste projeto foi reposicionar a marca, transformar sua comunicação, identidade verbal e visual, preparando-a para se tornar competitiva neste novo ciclo.

diagnóstico de marca

– pesquisa de mercado

– análise da concorrência

– análise de benchmark

– análise de tendências e oportunidades

 

estratégia de marca

– diferenciação de marca

– posicionamento de marca

– plataforma de marca


identidade de marca

– redesign marca

– identidade visual
– identidade verbal

essência de marca

 

3 pilares:

acolhimento

formação completa

resultado

 
para entendermos o cenário educacional da região da Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo, foram realizadas pesquisas e entrevistas através das quais analisamos diversos aspectos da marca do colégio e do segmento como um todo: visão interna, visão externa, compreensão sobre o universo dos familiares e alunos, e mapeamento de oportunidades. assim, identificamos um mercado com certa diferenciação entre as opções, mas com discursos padronizados, reforçando a necessidade de estabelecer uma estratégia de marca baseada nos 3 pilares: acolhimento aos alunos, formação completa e resultados, reforçada pelo momento de comemoração dos 50 anos.

posicionamento

 

analisamos as histórias vividas no Colégio Brasília, ouvindo relatos da equipe, familiares, parceiros e, principalmente, os alunos elaboramos o posicionamento da marca:

 

o colégio que, há 50 anos, combina educação e acolhimento para potencializar futuros durante toda a formação escolar de crianças e adolescentes.

com jeito próprio de apoiar e ensinar, combinado com um sistema de ensino referência nacional, formamos cidadãos protagonistas de suas histórias.

 

ou seja: o Colégio cresceu e evoluiu, consolidando sua cultura ao longo dos 50 anos.

a nova marca transmite segurança aos familiares, reforçando os pilares.

identidade que aproxima, inspira e ensina

 

a história, cultura e jeito próprio de ensinar foram as premissas que guiaram a criação das identidades visual e verbal, que comunicam ao público uma marca confiável, segura, sábia e que cuida das pessoas. assim, nasceu um universo visual que modernizou a marca se apoiando em cores que remetem à infância e adolescência, presentes nos ícones e grafismos, trazendo liberdade e personalidade marcante, reforçando a segurança de um lugar inspirador para todos os alunos.

 

o logotipo, criado a partir da letra B estilizada ganha movimento, acolhe o aluno, acompanhando sua jornada de aprendizado inesquecível.

 

a partir deste traço, todos os grafismos e elementos visuais foram desenvolvidos, imprimindo personalidade à identidade.

 

na identidade verbal, trazemos para a marca o jeito seguro e acolhedor que faz parte da cultura da equipe. uma linguagem próxima, engajadora e consistente, que diferencia o Colégio Brasília de seus concorrentes, unindo os aspectos emocionais relacionados à educação a tudo que pais, mães e alunos viverão. o tom de voz desenvolvido traz um jeito verdadeiro, que acolhe as pessoas, é amigável, porque não usa termos técnicos, e otimista porque mostra o lado bom das fases de descoberta.

 

descomplicamos a linguagem, reforçamos os diferenciais e aproximamos a marca das pessoas.

a nova identidade visual contempla todos os elementos

 

logotipo que traduz os pilares da marca:
• formação completa: tem base sólida, no entanto é flexível e amplo.
• acolhimento: acompanha o aluno em sua jornada.
• resultados: evoluímos para que cada aluno consiga realizar seus objetivos.

 

paleta de cores inspirada nas fases de aprendizado da infância e adolescência.

 

tipografia com detalhes fazem a identidade ser mais acolhedora.

 

ícones inspirados no logotipo, remetem às diversas situações e aos sentimentos vividos pelos alunos.

 

o selo comemorativo 50 anos representa as gerações de alunos formados, que estão construindo suas histórias, e mostra que nunca paramos de aprender, pois está aberto a novos aprendizados. 

veja o antes e depois da nova marca do Colégio Brasília.