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itisun - faça bons negócios com energia


 

briefing – o mercado de energia solar fotovoltaica gera muitas oportunidades, mas precisa de organização.

 

a ideia deste negócio surgiu após um empreendedor deste mercado sentir dificuldades para buscar profissionais qualificados para realização de serviços de instalação e manutenção dos painéis e equipamentos de energia solar fotovoltaica nos imóveis.

 

“eu quero um aplicativo que o integrador possa localizar instaladores rapidamente. eu quero um tinder, um uber do mercado de energia solar.”

 

uma grande oportunidade: criar a marca para um aplicativo que será uma ferramenta dos profissionais.

diagnóstico de marca

– diagnóstico de branding

– análise da concorrência

– diagnóstico de benchmark

 

estratégia de marca

– diferenciação de marca

– posicionamento de marca

– plataforma de marca


identidade de marca

– naming

– design marca

– identidade visual
– identidade verbal

diagnóstico – o foco desta etapa do projeto foi entender como estes profissionais se encontram atualmente.

 

as análises iniciais contemplaram o comportamento do público, que se organizou de forma improvisada em grupos de WhatsApp, Telegram e Facebook. é muita perda de tempo para conseguir alguma oportunidade de trabalho. não há nenhum site, app ou rede social que concentra estes profissionais.

 

então conseguimos identificar as necessidades principais destes 2 públicos:

 

• integrador: facilidade e segurança para contratar instaladores com experiência em sistema fotovoltaico, pois precisa cumprir prazos e entregar um serviço de qualidade aos seus clientes.

 

• instalador: oportunidades de serviços imediatos, pois são trabalhadores autônomos, que precisam de serviços com frequência

diagnóstico – o foco desta etapa do projeto foi entender como estes profissionais se encontram atualmente.

 

para que a adesão fosse rápida e facilmente percebida por estes profissionais era preciso:

 

01

posicionar o negócio como algo simples, fácil e feito para os profissionais do mercado de energia solar.

 

02

oportunidades de trabalho.

 

03

ser percebido como uma tecnologia exclusiva para profissionais.

estratégia – nesta etapa busca-se sintetizar a essência do negócio, a missão com o mercado e como vai ajudar o público.

 

• tecnologia 

• aplicativo 

• instalador 

• integrador 

• profissionalização 

• praticidade 

• interação 

• negócios 

 

Também foi desenvolvida uma plataforma de marca completa: 

 

• propósito 

• posicionamento 

• público & insight 

• valores 

• personalidade 

• drivers

naming – um nome sem comparação e referência, que precisa ser facilmente entendido pelos profissionais.

 

após aprofundarmos no mercado de energia solar, entendermos a rotina dos profissionais e suas necessidades, chegamos à uma conclusão: o nome deste aplicativo deveria ser direto. único, simples e inspirar o universo criativo da marca.

 

conectando as premissas à ideia central, estes guias estratégicos conduziram a criação do nome, com uma geração de alternativas de 142 opções.

 

após avaliações criteriosas e análises de disaster check, eliminamos diversas opções, até chegar a uma lista bem menor, com opções focadas em conexão.

 

considerando alguns critérios como posicionamento, identificação e possibilidades de registro, foi apresentada uma shortlist e o nome foi escolhido.

 

itisun: a tecnologia que conecta instaladores a integradores.

 

a própria grafia explica visualmente o que o app faz: conecta integradores a instaladores.

 

as letras i representam estes profissionais, e o t é a tecnologia, a ligação entre eles, que trabalham para conectar o sol a milhares de imóveis por todo o brasil. iti = tecnologia que conecta o integrador e o instalador + sun = sol, mercado de energia solar.

identidade visual – para uma comunicação única, desenvolvemos identidade visual e verbal.

 

buscamos algo simples, prático e, ao mesmo tempo, moderno, para falar com os profissionais deste mercado. 


a marca precisava traduzir a personalidade: 

 

• prática 

• atenciosa 

• bem relacionada 

• atenada 

• bem humorada 

 

e representar a promessa: “faça bons negócios com energia”. 


escolhemos as cores e usamos a letra t como grafismo, sempre buscando o instalador. 


e a identidade verbal deixa a comunicação da marca ainda mais única, com tons de voz, mensagens chaves e direcionamento para os públicos da marca.

template – itisun presente no dia a dia e vida dos profissionais além do app.

 

a identidade também se desdobrou em materiais de divulgação e de trabalho dos profissionais: boné, uniforme, e-mail marketing e outros materiais de marketing e comunicação únicos para a marca itisun.