briefing – uma marca para uma rede de franquias de odontologia premium.
Dra. Helen Daniel, a dentista idealizadora da oralfy, tinha em mente oferecer vários tratamentos e procedimentos, mas de uma forma diferente ao público, predominantemente adultos, cansados do padrão dos dentistas tradicionais e traumatizados por profissionais sem preparação.
a proposta da oralfy:
• clínicas confortáveis, sem cara de consultório;
• projeto arquitetônico que proporciona bem-estar aos pacientes;
• decoração aconchegante, com espaços verdadeiramente confortáveis;
• salas equipadas com TVs para que os pacientes relaxem durante os procedimentos, assistindo o que quiserem.
após entendermos os diferenciais propostos pelos empresários e equipes da oralfy, avaliamos todas as opções de franquias de odontologia associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), para que esta nova marca fosse, primeiramente, interessante para o investidor que buscaria uma franquia neste setor.
então percebemos que praticamente todas as marcas do mercado tinham identidades visuais parecidas, sempre com os mesmos conceitos, ícones e cores. praticamente não havia diferenciação.
criação da marca oralfy
identidade visual
o paciente busca um resultado que aparece, que muda sua aparência, deixando-o mais feliz. mas nada disso acontece sem equipe de profissionais atualizados, dedicados e comprometidos. e, acima de tudo, a saúde sempre vem em primeiro lugar.
após muitas pesquisas, desenvolvemos estudos a partir dos conceitos:
saúde + função + estética
ícone
a criação do ícone foi inspirado a partir da personalidade da marca:
• empatia
• proteção
• resultado
• segurança
• acolhimento
• inovação
• transparência
• fé
grafismos inspirados no formato dos dentes, remetem às diferentes pessoas e suas particularidades.
cada dente tem um tamanho diferente, com curvas, pontas e detalhes, sempre um diferente do outro.
estas formas também foram referências para a arquitetura e decoração das clínicas.
paleta de cores
diversidade de tonalidades que empolgam, acolhem e, mesmo assim, transmitem seriedade e diferenciação.
templates as identidades também se desdobraram em materiais de comunicação dos mais diversos formatos e aplicações, para que a equipe interna de marketing e parceiros de comunicação desenvolvam seus trabalhos, mantendo a padronização da marca.