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POLYBEM
Para farmácias eficientes

a PolyBem é uma distribuidora de produtos farmacêuticos, correlatos, nutracêuticos e não medicamentos que atende mais de 7.200 farmácias e redes independentes ou associativas do estado de São Paulo.

 

entre 2023 e 2024, a empresa realizou um estudo aprofundado de sua marca, analisando sua posição no mercado, onde gostariam de chegar nos próximos anos e uma coisa constataram: havia muito espaço para crescer.

 

um dos principais desafios estava no próprio nome da marca.

 

anteriormente chamada de “Polydrogas”, o nome causava dúvidas, já que a empresa deixou 

de comercializar medicamentos há muitos anos.

 

além disso, era necessário posicionar a marca como um bom lugar para trabalhar. 

 

por atender apenas farmácias, a Polydrogas era pouco conhecida na região de São José do Rio Preto, onde fica sua sede, o que dificultava a atração de novos talentos e o reconhecimento como uma boa marca empregadora.

 

o principal desafio deste projeto foi reposicionar a marca por completo, desenvolvendo naming, estratégia, identidade verbal e visual. 

 

naming

 

o termo “Poly” vem de “muitos, vários”refletindo as muitas pessoas que estão empenhadas em levar eficiência às milhares de farmácias que atendem centenas de famílias diariamente.

 

já o “Bem” reflete a essência da empresa em fazer tudo bem feito. esse cuidado se estende desde a valorização dos colaboradores até o atendimento de qualidade aos clientes, que sempre receberam suporte completo em dúvidas operacionais, como controle de estoque, gestão de pedidos e outros desafios do dia a dia. 

 

posicionamento

 

com base em uma análise de mercado e insights da diretoria, colaboradores e clientes, elaboramos o novo posicionamento da marca:
 

“entregamos mais do que produtos: ajudamos farmácias e redes independentes ou associativas, do estado de São Paulo, a serem mais eficientes a cada dia.”

 

o novo posicionamento reforça a PolyBem como parceira estratégica, oferecendo suporte e soluções que impulsionam a eficiência e o crescimento das farmácias.

logotipo que traduz os pilares da marca:

 

caminhos e entrega: logística eficiente e múltiplas entregas de valor.

segura: mais de 30 anos de atuação no setor farmacêutico.

amigável: relacionamento próximo com colaboradores, clientes e parceiros.

simples: comunicação próxima a acessível.

a identidade visual foi criada baseada nos conceitos:

 

• confiável

• sólida

• segura

• atemporal

a tipografia foi escolhida por sua modernidade, legibilidade e versatilidade.

 

a paleta de cores principal traz 3 tons de verde e ajuda a criar uma distinção maior da PolyBem diante das outras marcas do segmento.

 

a paleta de cores de suporte é composta por 5 cores que ajudam a segmentar os produtos e tornar a comunicação mais clara e funcional: 

 

• roxo: cosméticos, higiene e beleza. 

• cinza: relacionamento e atendimento. 

• amarelo: alimentos e brinquedos. 

• azul: eletrônicos, ortopédicos e cirúrgicos. 

• vermelho: promoções e campanhas.

os elementos gráficos, criados a partir das curvas do ícone do logotipo, são versáteis e podem ser aplicados em qualquer peça de comunicação visual. 

 

nas diretrizes de fotografia são retratadas cenas que transmitem proximidade e conexão com clientes, parceiros e colaboradores.

 

na identidade verbal, trouxemos para a marca o jeito claro e simples que faz parte da cultura da equipe. uma linguagem próxima, humana e que demonstra cuidado e preocupação genuínas com todos os públicos. 

 

o tom de voz desenvolvido mostra que a marca não quer apenas vender produtos, mas sim colaborar de forma ativa com o crescimento e eficiência das farmácias.

com todo rebranding, a empresa agora tem uma marca direcionada para ampliação da atuação, mercados e produtos, sempre focando na eficiência e, acima de tudo, levar bem-estar para milhões de pessoas.

 

 

veja o antes e depois da nova marca da PolyBem.