

ProjetoAl
naming
a ProjetoAl é líder na fabricação de ACM.
são mais de 25 anos de experiência, 10 milhões de m² instalados e fabricação própria, atendendo clientes de comunicação visual, arquitetura e construção civil em todo o mundo.
em um momento de atualização do portfólio da empresa, fomos convidados a criar 3 nomes para diferentes produtos, seguindo as diretrizes estratégicas, identidade visual e todos os guides da marca principal.




Alusense
o projeto
desenvolver o nome para um novo ACM premium, que permite aplicações em ambientes internos, com mais possibilidades de cores, texturas e acabamentos.
desafio
criar um nome que pudesse combinar com a comunicação deste produto, que precisaria explicar tudo o que este novo ACM resolve:
as pessoas podem colocar a mão, tocar, limpar.
pode até ser aplicado nos acabamentos de ambientes como aeroportos e shoppings, pois a superfície suporta atritos com carrinhos de bagagem, por exemplo, sem as limitações de madeira e marcenaria.
premissas para a criação:
• explicar os benefícios
• produto premium
• nome comercial e curto
• muitas aplicações e combinações
• pode ser inglês – como as outras submarcas da empresa
o processo
como este ACM estará mais perto das pessoas, será possível enxergar detalhes de textura e cores.
identificamos que este ACM desperta outro sentido nas pessoas, além do visual é possível tocar. como há incontáveis superfícies, é possível sentir diferentes texturas.
após uma extensa criação e pesquisas, chegamos ao ALUSENSE:
• diferentes sentidos.
• um produto que desperta mais sentidos.
• visão que estimula o toque, desperta a curiosidade, chama a atenção e convida à contemplação.




ALUSIGNPRO
o projeto
o produto ALUSIGN, ACM destinado para uso profissional, teria evoluções e melhorias.
estas novas características seriam anunciadas, e a comunicação do produto revisada totalmente, com mais vantagens para os clientes acostumados a usarem o ALUSIGN em fachadas, letreiros e placas de sinalização.
desafio
era preciso que este nome reforçasse ao mercado que é destinado apenas ao uso profissional, mantendo toda a reputação do ALUSIGN, um ACM sucesso de vendas.
premissas para a criação:
• para todos os públicos profissionais: microempresários de comunicação visual e grandes fornecedores
• aumento da percepção de valor
• exaltar qualidades
• 5 anos de garantia e outros benefícios ou aplicações
o processo
após muitos estudos e avaliações, foi identificado que o ALUSIGN precisaria de um complemento para valorizar as novas características e benefícios, sem perder a reputação construída.
o complemento “PRO” foi escolhido para associar ao nome já conhecido.
uma evolução, um produto com mais vantagens para os profissionais.




COATGUARD
o projeto
a ProjetoAl, em parceria exclusiva com a Sherwin Williams, trouxe para o Brasil uma tecnologia inovadora de hidro repelência para painéis de ACM.
uma nova película proteção, para melhorar a proteção, conservação e limpeza das fachadas, painéis e revestimentos. Ou seja: totalmente percebido pelo cliente final e valorizado pelos profissionais, clientes da Projetoal.
benefícios do Coat Guard:
• proteção anti-grafite: Remove grafites facilmente.
• resistência superior: protege contra intempéries e produtos químicos.
• fácil manutenção: limpeza eficiente com água da chuva.
• durabilidade excepcional: alta resistência UV e flexibilidade.
desafio
todos os benefícios precisam ser consolidados e explicados de uma forma simples, sempre associando ao nome desta tecnologia.
benefícios do acabamento:
• recurso autolimpante
• verniz para o ACM tradicional
• apelo principal: autolimpante (self-cleaning)
• camada a mais de proteção
• repelência de sujeira e água
• resistente ao tempo
premissas para criação:
• nome comercial e curto
• fácil identificação dos públicos: microempresários de comunicação visual e grandes fornecedores
• aumento da percepção de valor quando o ACM tiver esta proteção
• exaltar benefícios desta proteção
o processo
muitos nomes foram criados e estudados a partir das premissas, comparação com outras marcas do mercado.
dentre as possibilidades que atendiam todas as expectativas da marca, COATGUARD foi a escolhida.
um nome que transmite facilmente todos os benefícios e, ao mesmo tempo, atende as questões técnicas necessárias para facilitar a comunicação com o público.